• Carolina Vivas

O que é sustentabilidade e porque é importante para tua marca?

Atualizado: há 5 dias

Sempre ouves falar de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Empresarial, mas ainda não sabes qual é a relação que têm com as marcas? Então, este artigo é para ti.


  1. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

  2. Sustentabilidade em ação: é possível ser 100% sustentável?

  3. Porque a sustentabilidade é importante para tua marca?

Foto cortesia: Oscar Bautista - Peça sustentável em prata reciclada e vidro


Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável


Estamos em um momento de mudança. Com a implantação de novas regulamentações socio-ambientais, é cada vez mais comum que empresas de pequeno a grande porte implementem seus planos de Responsabilidade Social Corporativa.


E não é por menos: há décadas que investigadores e cientistas nos alertam sobre as consequências que sofreremos se não nos adaptarmos a um estilo de vida mais sustentável. Incluso, é mais frequente ver como algumas das grandes marcas mundiais têm modificado as suas práticas, insumos e matérias-primas em pró da sustentabilidade.


Agora, para falar de sustentabilidade é preciso voltarmos ao tempo em que foi cunhado o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Em 1983, as Nações Unidas criaram a Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente, ao compreender a estreita relação existente entre o desenvolvimento económico, o meio ambiente e a sociedade. Foi chefiada por Gró Harlem Brundtland, então primeira-ministra da Noruega.


Em 1987, a Comissão entregou à ONU um relatório denominado “O Nosso Futuro Comum” (também conhecido como Relatório Brundtland), que respondia a várias preocupações que vinculavam às empresas ao meio ambiente. Foi aí que foi introduzida a seguinte premissa:


O Desenvolvimento Sustentável é aquele que permite às gerações atuais satisfazer às suas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas.

Então, de uma forma um tanto simples, mas prática, temos que sustentabilidade se refere a gerir de forma adequada os recursos naturais, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento económico, ambiental e social. Portanto, se uma marca, empresa, produto ou serviço se reconhece como sustentável, está a nos indicar que o seu desenvolvimento não actua em detrimento da sociedade ou do meio ambiente.


Sustentabilidade em ação: é possível ser 100% sustentável?


Vamos começar o debate! Algumas pessoas dirão que uma boa combinação entre o controlo e a traçabilidade nos permite garantir a sustentabilidade total. É claro que podemos pensar que um registo detalhado de cada atividade seria a garantia teórica de um equilíbrio perfeito.


No entanto, na prática, isso não é totalmente certo. Todas e cada uma das ações que realizamos na quotidianidade têm um impacto negativo no meio ambiente. Portanto, o nosso objetivo deve ser escolher, entre todas as nossas alternativas produtivas, aquela que produza o menor impacto ambiental possível.


É aqui onde convergem as esferas do desenvolvimento: em termos ideais, a sustentabilidade entre o desenvolvimento económico e o ambiental favorece à sociedade em si. Porém, para que haja um desenvolvimento social sustentável, é necessário entender os interesses das comunidades envolvidas, garantir as condições de trabalho aos colaboradores, retribuir à população como parte de uma política interna de responsabilidade empresarial, incluir produtos e mão de obra local, entre outros.


Desta forma, ao abordar o desenvolvimento sustentável a partir dos três eixos (económico, ambiental e social), a tua marca, empresa, produto ou serviço estará no caminho da sustentabilidade.


Porque a sustentabilidade é importante para tua marca?


A sobreexploração dos recursos naturais, a falta de ética nos processos, a afetação das populações em nome do desenvolvimento económico, as condições laborais, entre outras causas, têm conduzido a crises ambientais e sociais que tornam os clientes cada vez mais exigentes. E com razão.


Tomando isto como referência, vemos como grandes corporações têm modificado o seu modelo de negócio tradicional para conciliar a sua produção com o desenvolvimento sustentável, alcançando o reconhecimento global como marca sustentável e abrindo caminho para novos mercados que lhes dão um valor superior por serem social, ambiental e financeiramente responsáveis.


Da mesma forma, empresas de design, arquitetura, moda, gastronomia, hotelaria, para citar algumas, estão a nascer ou a se reinventar. Encontramos a proposta de novos materiais, a inovação nos processos, o aproveitamento de matérias-primas e insumos, tanto quanto possível, e a implementação de economias circulares.


Quer comeces a trabalhar pela sustentabilidade com foco em um produto, serviço, ou implementes de forma integral uma política em tua empresa, a gestão vai se refletir na identidade da tua marca. E, além de tudo, terás a satisfação de estares a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Focada nos segmentos Premium y de Luxo, The Sapphire inspira-se nas histórias de marcas de design, estilo de vida e moda sustentáveis, portuguesas e internacionais. 


The Sapphire: a primeira Revista Digital de Luxo Sustentável de Portugal.

Est. 2020 | 100% digital.

  • The-Sapphire-Instagram
  • The-Sapphire-Facebook
  • The-Sapphire-LinkedIn

© 2020 The Sapphire

Todos os Direitos Reservados

Portugal