• Carolina Vivas

O artesanato como componente do luxo

Atualizado: Abr 13

O que significa artesanal e porque é importante no luxo? Um artesanato criado com maestria pode ser considerado uma obra de arte.


Foto: Carolina Vivas


O artesanato é uma peça feita à mão por um artesão. Isso certamente parece lógico. No entanto, o conceito vai mais longe, porque envolve a pessoa como um verdadeiro artista com as mãos, cuja arte está ligada a uma história e com um conhecimento que possivelmente foi transmitido de geração em geração.


Um artesanato criado com maestria pode ser considerado uma obra de arte.

Um exemplo é a personalização totalmente manual do luxuoso Rolls Royce, o acabamento artesanal de peças únicas da alta-costura ou a elaboração de alta joalharia com pedras preciosas lapidadas à mão por mestres lapidários.


É por isso (entre outros motivos) que muitas marcas de luxo consideram como essencial o trabalho do artesão no processo de elaboração de suas mais finas peças.


O que significa que um produto seja feito à mão e porque é importante no luxo?


Um produto é artesanal quando foi produzido manualmente, sem a industrialização que leva à produção em série ou de forma massiva.


O artesanato é importante para marcas de luxo porque:


1. É personalizado

Foto: Carolina Vivas


O trabalho manual não repete padrões com exatidão, pelo que uma peça nunca será exatamente igual a outra. Isso nos permite oferecer aos clientes produtos verdadeiramente únicos e autênticos.


2. Não é produzido em massa


Para uma única peça é necessário o trabalho de um ou mais artesãos. São eles que cuidam finamente dos detalhes. Atinge o equilíbrio com a produção industrial, pois é o oposto da fabricação em série.


3. É sustentável


Faz uso de matérias-primas locais, ou que foram criadas ou cultivadas para esse fim.


4. Conta uma história


Das raízes do artesanato à sua execução dentro da marca de luxo, o artesão narra com as mãos uma tradição e compartilha uma cultura.


5. Dá autenticidade ligada a uma arte


Cada artesanato é único. Ao ser feito com as mãos, é irrepetível. Isso confere prestígio, singularidade e exclusividade.


É importante lembrar que o comprador sente empatia por uma história, por um legado, por um patrimônio, ou pelos valores professados pela marca de luxo. O artesanato, sem dúvida, é importante para consegui-lo.

12 visualizações

Focada nos segmentos Premium y de Luxo, The Sapphire inspira-se nas histórias de marcas de design, estilo de vida e moda sustentáveis, portuguesas e internacionais. 


The Sapphire: a primeira Revista Digital de Luxo Sustentável de Portugal.

Est. 2020 | 100% digital.

  • The-Sapphire-Instagram
  • The-Sapphire-Facebook
  • The-Sapphire-LinkedIn

© 2020 The Sapphire

Todos os Direitos Reservados

Portugal